Moçambique sofre com várias tempestades

Moçambique sofre com várias tempestades


A época das chuvas, este ano, tem trazido várias intempéries

De outubro a abril, em Moçambique, com a chegada do calor, vem também a época das chuvas. Estes últimos anos têm sido atípicos com várias tempestades ciclónicas que se formam no Canal de Moçambique.

Em 2019, aconteceu o maior e mais conhecido que foi o Ciclone Idai, que devastou a zona central do país. Este ano, com o ciclone Eloíse, dezenas de milhares de pessoas ficaram desalojadas e vastas superfícies de terras agrícolas ainda se encontram alagadas. Cerca de 32 mil hectares de culturas alimentares diversas ficaram afetadas.

Com as fortes chuvas, os caudais dos rios estão a aumentar a um nível preocupante, como é o caso do rio Limpopo e seus afluentes.
A aproximação de outra tempestade denominada Guambe, acontece agora depois do país já ter sido fustigado em poucas semanas por outras depressões atmosféricas que têm causado inúmeras inundações.

Muitas famílias estão concentradas e albergadas em tendas improvisadas em centros de refugiados, no entanto, cada vez mais, há famílias a chegar a estes sítios e a comida já começa a escassear.

Para agravar a situação, os números de pessoas infetadas pelo Covid, está a aumentar. Desde março do ano de 2020 até agora, Moçambique passa a ter um total acumulado de cerca de 587 mortes e 54.968 casos, dos quais 63% recuperados e 244 internados.

As férias grandes dos nossos estudantes, este ano não estão a ser nada fáceis! No dia 19 de março iniciarão mais um ano letivo.

 
Equipa Estuda Lá

 

 

Related Articles