MOÇAMBIQUE

VIAGEM AO SUL DA MISSÃO

Moçambique é a Pérola do Índico. Cheiros intensos, Acácias, Embondeiros,  Praias, e o calor de África. Vasco da Gama, ao desembarcar em Inhambane, chamou-a "Terra de Boa Gente". País abençoado com as mais belas paisagens e gentes muito acolhedoras. Iremos visitar locais de beleza única com coqueiros a perder de vista e pessoas sempre em caminho. Ficaremos nas missões onde trabalham diariamente os Missionários da Consolata em projetos de Educação, Saúde e Promoção Humana.  Visitaremos os Jardins de Infância (Escolinhas), o Guiúa e o seu Centro Catequético, a Salina de Mambone e alguns alunos do Estuda Lá e o atelier de Costura no Guiúa onde são feitos alguns dos artigos à venda na ArteGENTES.

Esta é uma viagem solidária com sabor a Missão, onde as férias se juntam ao desenvolvimento humano. Venha daí!


Veja o vídeo dos Apadrinhamentos de Estudantes em Moçambique


ITINERÁRIO

DIA 1 (06 de Abril)

LISBOA /MAPUTO

Partida de Lisboa às 19h. Do aeroporto de Lisboa, seguirá um leigo da adGENTES que irá acompanhar, como guia, a viagem, em conjunto com os Missionários da Consolata no local. Chegada prevista a Maputo no dia 7, pelas 09h00. .

DIA 2

MAPUTO

Chegados a terras Africanas, sentiremos que o cheiro e o calor aqui já são diferentes. Seguimos no transfer a caminho do CEM de Laulane onde ficaremos hospedados em quartos duplos. Pelo caminho, podemos ainda apreciar as pequenas casas na beira da estrada e as barraquinhas de vendas que fazem o colorido tropical. Depois de feito o check-in, a tarde é de passeio pela cidade até à hora de jantar, altura em que todo o grupo se reúne para uma breve apresentação do tour e esclarecimento de dúvidas que se possam ter.

DIA 3

MAPUTO  - GUIÚA (INHAMBANE)

Partimos bem cedo. A viagem é longa até ao Guiúa mas a paisagem é de cortar a respiração. Passaremos junto às famosas lagoas de Quissico, onde os nossos olhos se deliciarão com a vista. Chegados ao Guiúa, iremos conhecer um pouco da história do Centro de Promoção Humana do Guiúa, dos seus Mártires e rumaremos ao Santuário de Maria, Rainha dos Mártires onde celebraremos a Eucaristia.

 

DIA 4

GUIÚA

Aqui, tomaremos o pulso ao "Sentir a Missão". De manhã, participaremos nas atividades da Escolinha, onde estaremos com as crianças. Iremos visitar o Centro Nutricional, a Maternidade e o Centro Catequético. De tarde, estaremos no atelier de Costura, na Biblioteca dos Estudantes e também nas aulas de informática. À noite, teremos um sarau missionário, animado pelas famílias que se encontram em formação no Centro.

DIA 5

GUIÚA - INHAMBANE

Sairemos para visitar a cidade Inhambane, capital da província. Serão apenas 12 km que distam da missão do Guiúa. Aí, faremos a "visita turística" à cidade. Conheceremos a sua história, iremos à Catedral e à igreja de Nossa Sra. da Conceição. Visitaremos a estação de caminhos de ferro, o mercado, e o pontão de onde partem os barcos que fazem a travessia para a outra margem da baía de Inhambane. À tarde, iremos à praia onde as águas são límpidas e quentes.

DIA 6

GUIÚA - VILANKULO

Despedimo-nos do Guiúa e rumamos a norte até Vilankulo. São cerca de 4 horas de viagem. Após o alojamento, iremos conhecer as atividades da Missão, a biblioteca com os jovens estudantes, a pequena igreja paroquial e daremos um pequeno passeio pela pequena vila turística sempre banhada pelo mar Índico.

DIA 7

VILANKULO - NOVA MAMBONE - VILANKULO

Seguiremos caminho para a missão de Nova Mambone. Visitaremos a Salina de Batanhe, onde os Missionários da Consolata têm investido no trabalho inclusivo. As Salinas já receberam vários prémios em Moçambique (PME inclusiva 2017, Melhor Stand da FACIM). Aí, veremos como é produzido o "Sal do Índico" e a flor de sal, "Flor do Índico". Visitaremos a missão, as escolinhas e estaremos com alguns estudantes do secundário que são apadrinhados pelo projeto "Estuda Lá". No final, regressaremos a Vilankulo.

DIA 8

VILANKULO

De manhã, visitaremos as escolinhas de Vilankulo dos Missionários da Consolata e teremos a oportunidade de participar em algumas atividades com as crianças. À tarde, passearemos por Vilankulo e iremos mais uma vez deliciar-nos com a maravilhosa praia de água quente.

DIA 9

VILANKULO - MAPUTO

No regresso, faremos um "pequeno" desvio para visitarmos a famosa praia do Bilene, onde iremos retemperar forças com o almoço. À tarde, continuaremos a nossa viagem.

DIA 10

MAPUTO

Retornados ao CEM de Laulane, aí teremos a nossa Eucaristia Dominical. Depois, seguiremos para um passeio pela cidade das Acácias. Visitaremos a estação de caminhos de ferro, obra emblemática e considerada uma das dez mais belas do mundo. Estaremos na imponente Catedral de Maputo e iremos passear pelo mercado, de onde poderemos trazer uma pequena recordação (batiks ou artesanto típico). Conheceremos a Igreja do Polana, o jardim dos Namorados, a Baía de Maputo, a Casa de Ferro (projeto de Gustave Eiffel), o Museu de Arte Natural... Iremos até onde a vontade e as pernas nos deixarem ir!

DIA 11 (16 de Abril)

MAPUTO - LISBOA

Deixaremos África para regressar a Portugal. Termina assim a nossa viagem com a certeza de termos visitado este "cantinho a sul", onde veremos uma cultura, um povo, um trabalho missionário e uma paixão por África e pelas Missões!





MOÇAMBIQUE - PERCURSO DA VIAGEM

MOÇAMBIQUE - PERCURSO DA VIAGEM
O QUE ESTÁ INCLUÍDO
  • Voo em classe económica de ida (Lisboa - Maputo) e de regresso (Maputo - Lisboa), 20 kg de bagagem.
  • Pessoa da adGENTES que irá como guia. Será alguém que já esteve em Missão em Moçambique e conhece bem a realidade das pessoas e dos locais que iremos visitar. Em cada missão, teremos um Missionário da Consolata disponível para acompanhar a visita.
  • Todas as acomodações (total 9 noites).
  • Alimentação (todos os pequeno-almoços, almoços e jantares nas instalações onde estaremos alojados)
  • Transporte em MiniBus durante a nossa estadia.
  • Motorista
  • Gasóleo
  • Visto de entrada em Moçambique (50€ sendo o mesmo pedido em Portugal).
  • Seguro de Viagem

Inscrever-me na "Viagem Ao Sul da Missão"

 

Data:

06 a 16 de Abril de 2018

Duração:

10 dias (Tudo Incluído)

Preço:

1975,00€


Pretendo-me inscrever-me nesta viagem solidária que se realizará de 06 a 16 de Abril com os Leigos Missionários da Consolata e os Missionários da Consolata de Moçambique

Form not found or is not published

AO SUL DA MISSÃO

Viagem "Ao Sul da Missão" é um projeto, promovido pela associação adGENTES em conjunto com o IMC Moçambique.
A adGENTES é uma ONGD de Cooperação para o Desenvolvimento e destina-se ao envio de leigos e voluntários para países em vias de desenvolvimento e à realização de atividades sociais e de educação para o desenvolvimento.

Saiba mais em www.adgentes.org.pt

adGENTES - Associação dos Leigos Missionários da Consolata

Av. Cidade de Lisboa - Quinta do Castelo
Cacém 2735 - 206 Cacém Portugal

CONTACTE-NOS